quarta-feira, 13 de junho de 2007

MINHA TERRA


Cuiabá é a capital do estado brasileiro de Mato Grosso. O município está situado às margens do rio de mesmo nome e forma uma conurbaçãoVárzea Grande. A população de Cuiabá é de 542.861 habitantes (estimativa do IBGE para 1 de julho de 2006), enquanto que a população da conurbação chega a quase 800 mil habitantes. Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. com o município de

Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização.

Dança e musica

Rasqueado

A palavra rasqueado tem como significado "arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas, sem as pontear".Em Mato Grosso, a expressão musical Rasqueado Cuiabano ou Dança Popular Mato-Grossense, traz no seu processo histórico toda uma saga, que começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando os prisioneiros da Retomada de Corumbá ficaram confinados à margem direita do Rio Cuiabá, atualmente cidade de Várzea Grande.

Os cantores que promovem o rasqueado formam um grupo bastante coeso, todos gravam composições um dos outros e geralmente dividem o mesmo palco em apresentações que atraem um público de peso.

Alguns artistas

Henrique e Claudinho, Roberto Lucialdo, Gilmar Fonseca, João Eloy, e Pescuma (cantores)

Henrique e Claudinho, são pioneiros na gravação de rasqueado cuiabano. Receberam disco de ouro, com 40 mil cópias vendidas do disco “Cuiabá Cuiabá”. Sucessos que traduzem o passo e a dança do povo, como “Rebuça e Tchuça”, “Rasqueado de Pau Rodado” e “Cuiabá Cuiabá” fazem parte do repertório da dupla. (fonte D.de cuiabá)

Totó Bodega e Dito Bocaiúva

Cuiabanos alegres,dois funcionários públicos da SEFAZ /MT que através de causos cuiabanos, divulgam as Boas Praticas de Cidadania de uma forma muito divertida.

Nico e Lau, procuram sempre agradar o seu público, através de uma linguagem simples e objetiva, com elementos que demonstram a irreverência do caboclo brasileiro.

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

Olha que coisa mais doida.
Por acaso caí no blog de um menino que não tinha quase nada. Apenas 1post com 1 comentário.
Fui ver então quem era essa alma renegada que comentou esse post sem noção. Então encontrei você. Entrei pra ver e vi de cara que você é de Cuiabá. Certo! Fechou! Estou em Várzea Grande. Então, se quiser saber mais, só vindo conhecer os meus blogs.
Um abraço!

Arquivo do blog

POR DO SOL

POR DO SOL
CAMPINAS curso de PNL saudades de voce Taty

Quem sou eu

CUIABA, MATO GROSSO
Sou assim Duas de mim Às vezes três Quatro... cinco... seis Sou uma por mês. Me diversifico. Tem horas que grito. Vivo num conflito. Outras horas, só sei falar de amor, sou romântica, Chorosa e nervosa. Aí quando menos me percebo. Me transformo em mulher cheia de medo. Cheia de reservas. Séria e sem defesa. No minuto seguinte Viro logo a tal. Aí sou dona do mundo .Segura e destemida Altiva e atrevida. Falo o que ninguém tem coragem de falar. Explico detalhes que é bom nem lembrar. Sou assim. Várias de mim .Sorriso por fora .No rosto nenhum sofrimento. Nos olhos, meu desejo de vencer Na vida real sou bem mais complicada .Sou mil. E quem tentou, descobriu Que viver ao meu lado Não é assim tao complicado. Pois Sou paixão...Sou razão...Sou... Movida pelo coração ... euzinha